Leandro
Durante um mês, ciclistas santa-marienses participaram do 2º Pedal e Cultura, promovido pela prefeitura em comemoração ao aniversário do município. Foram 47 pontos e diversas cidades da região visitadas. Neste sábado, o encerramento da segunda edição foi com um passeio ciclístico, que reuniu mais de 50 apaixonados pelo esporte. Nem o frio de 8°C do começo da tarde e o vento gelado impediu o encontro de quem encara o ciclismo como um estilo de vida.
Leia também
Da expectativa à frustração: a situação de seis obras em Santa Maria que começaram entre 2005 e 2021 e deveriam estar prontasOrdem de serviço para última etapa do calçadão de Santa Maria é assinada
Sérgio Avila foi preparado para encarar o frio de 8°C no começo da tarde
O professor Sérgio Avila, 56 anos, conta que o importante é aquecer o corpo antes de pedalar e usar roupas apropriadas. Ele pedala há três anos a partir do incentivo da família.
– Minha esposa começou a pedalar com um grupo. Eu iniciei e não parei mais, cada dia queremos um desafio maior. Além de todos os benefícios para a saúde. Há dois anos passei pelo vírus da Covid-19 e foi mais um incentivo para pedalar. É praticamente um vício andar de bike. É muito gostoso estar na natureza, conhecer lugares que, mesmo sendo de Santa Maria, não sabíamos que existia.
Tatiane começou a andar de bike quando se apaixonou pelo atual marido, há 24 anos
Na véspera do Dia dos Namorados, a pedagoga Tatiane Isaia, 42 anos, relembra que a paixão pelo ciclismo surgiu junto com o amor pelo então namorado. São 20 anos que ela não larga a bicicleta e nem o, agora, marido:
– Foi por aí que começou (risos). É uma paixão, um estilo de vida, mexe com toda a vida da gente. Muda a alimentação, muda o dia a dia, mas o que mais mudou foi o número de mulheres pedalando. Quando comecei, eu pedalava junto com os guris. É muito legal ver a mulherada reunida agora.
O prefeito Jorge Pozzobom, acompanhado do vereador Givago Ribeiro, também fez o percurso de bicicleta
Os ciclistas percorreram cerca de quatro quilômetros na estrada de acesso ao distrito de Arroio Grande. O ponto de chegada foi o Armazém do Chico, em frente ao ginásio São Marcos, local tradicional de encontro dos ciclistas que percorrerem as estradas da região. No local, ocorreu o encerramento com a presença de autoridades, entre elas o prefeito Jorge Pozzobom, que fez o percurso de bicicleta, e o secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro.
– Vamos comemorar! A chuva nos castigou neste mês de maio, mas todos vocês se empenharam bastante em fazer um grande evento – disse Ribeiro.
O público ainda pôde prestigiar uma exposição de produtos especializados em ciclismo, sorteio de brindes e um show musical.
Leia todas as notícias